quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Os cuidados para passear com seu cão

Quando saio para passear com nossos amigos, sempre encontro um cachorro de rua ou aqueles cães que ficam soltos, e muitos deles começam a latir. Geralmente as pessoas não saem de casa por causa disso, pois tem medo de serem atacadas.

Os cães de rua são, na maior parte, calmos, ou seja, eles não querem atacar, porém, isso não quer dizer que eles não vão latir para proteger seu território. Nestes casos, procure atravessar a rua, assim eles ficarão quietos apenas lhe observando. Se não puder fazer isso, continue seguindo, afaste-se um pouco dos cães, observe-os de canto, MAS NÃO OLHE NOS OLHOS DELES, e continue no seu trajeto, não grite para que eles se afastem, o grito, muitas vezes, gera a agressividade dos cachorros.

Agora, se encontrar um cão que esteja olhando fixamente para o seu amigo de quatro patas, o corpo ereto, o rabo para cima e um pouco abaixado, prepare-se que ele vai atacar. Nestes casos, é bom que tenha um galho, um pau de madeira ou um bastão médio, para que sua figura aumente aos olhos do cachorro. IMPORTANTE: NÃO BATA NO CACHORRO, NEM FIQUE AMEAÇANDO COM ESTES APETRECHOS. Use esses equipamentos como se fosse sua armadura, calmo e confiante em si, fique na frente do possível agressor, fique com a postura reta, cabeça erguida, e ponha o bastão, por exemplo, na sua frente, de maneira que fique entre você e o cão, porém mantenha próximo a você, e, nesse caso, olhe fixamente para o cachorro. O instinto dele de atacar o seu amigo, automaticamente vai parar, e ele vai começar a prestar atenção em você, ele vai ir embora ou irá sentar ou deitar-se ou levantará uma das patas dianteiras, quando fizer uma destas atitudes você poderá ir embora, mas sempre vire e olhe para o cão para ter certeza de que ele não ira lhe atacar por trás.

Passear com os cães não é difícil apenas precisamos ter atenção nos sinais que os cachorros emitem para que possamos impedir alguma atitude ruim. No caso de ser mordido, mantenha a calma e não puxe, tente chamar alguém para que puxe as patas traseiras para cima, assim o cão não consegue respirar, e soltará seu braço, por exemplo. Caso não tenha ninguém, tape o focinho do cão impedindo sua respiração, assim ele irá soltar. IMPORTANTE: USE ESTES MÉTODOS EM “SUPER ÚLTIMO” CASO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário