sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Quais as atitudes que levam a humanização dos cães?


Humanização, a palavra que sempre vem junto quando o assunto é animal (cachorro ou gato), você já sabe que fazer isso pode causar sérios problemas na saúde do seu cão, tanto psicologicamente quanto fisicamente.
O animal não acha que é humano, em casos extremos o cão não consegue se comunicar com sua espécie, por que não conheceu nenhum cachorro e seus donos o tratam como pessoa. Imagine você com 4 anos de idade, se perdeu na floresta, encontra uma alcateia que começa a cuidar de você, mesmo não entendendo o que eles estão querendo te falar você continua com os lobos, mas tem consciência de que é diferente. Passa anos e agora consegue entender alguns gestos, e de repente aparece uma pessoa falando contigo, você não saberá o que fazer nem como reagir. O fato de colocar nomes nos animais já é uma forma de humanização, mas fica difícil chamar a atenção deles sem dar um comando, neste caso, o nome.
Algumas coisas que presenciei e exemplifica a humanização:
-“mas quando eu brigo com meu cão ele sabe que fez coisa errada”, claro, principalmente se começar a berrar com ele (o que não é certo), o cachorro entende que seu tom de voz mudou, seu olhar mudou, e sua postura mudou.
-“eu coloco ele de castigo e ele me obedece, fica no tapete, e ainda digo pra ele pensar no que fez de errado” – isso não é invenção da minha cabeça, realmente me falaram isso. É como o adestramento, isso se torna um comando para o cão, pois sempre que ele sai do tapete você briga e o coloca de volta no lugar, e não, ele não pensa no que fez, cães vivem no presente.
-“ele parece um mendigo, todo sujo, fiquei sem olhar pra ele durante uma semana” – e ele vai continuar se sujando, pois o cão não tem noção do tempo, e nem para pra pensar do porque você não deu mais carinho nele.
-“eu passeio com meu cachorrinho no colo, coitadinho, ele é tão pequeno e frágil” – independente do tamanho, cachorros amam passear, com as patas no chão.

-“não brigo com ele porque ele fica com aqueles olhos tristes, e na hora da comida sempre tenho que repartir, porque ele fica chorando” - e vai continuar fazendo isso, pois da primeira vez que fez conseguiu o que queria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário